Gráfico histórico do Bitcoin

junho 24, 2020 Blog 0

No ano de 2008, foi anunciado em um fórum de discussão da internet a criação de uma moeda virtual denominada Bitcoin, cuja mais destacada propriedade consiste no fato de ela circular de maneira inteiramente P2P (Ponto a ponto).

A pessoa que anunciou a criação da moeda, na época usava o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, e até hoje não se sabe a identidade real de Satoshi.

Ao contrário do dinheiro, que somente pode ser transferido por meio da intermediação de uma autoridade central que a emite, o Bitcoin é transferido diretamente de usuário para usuário sem ter de passar pelos procedimentos internos de qualquer instituição, tornando assim as transações feitas através da moeda anônimas e totalmente descentralizadas.

Satoshi Nakamoto só conseguiu por em prática sua ideia em 2009, que é a data oficial de seu lançamento. Em 2009 ao contrário que se pensa, a moeda não valia absolutamente nada. Os primeiros registros de valor real da moeda partem de 2010, quando ela começou a ser “comercializada” de verdade.

No gráfico abaixo podemos ver a evolução de preço da moeda ao longo dos anos.

Como podemos ver no gráfico acima, em dezembro de 2010 o Bitcoin valia algo em torno de 0,50 centavos de real (Imagina só se você tivesse comprado dez reias da moeda em 2010 e guardado até os dias de hoje, quanto você teria?).

O Bitcoin atingiu seu ápice de preço em 2018, que durante alguns periodos do ano chegou a valer mais de 80 mil reais.

Satoshi Nakamoto não tinha idéia da dimensão que o Bitcoin traria para o cenário financeiro, hoje temos mais de 50 criptomoedas e todas já possuem valor comercial, entretanto nenhuma até hoje conseguiu atingir o valor que o Bitcoin alcançou.

Compartilhe:

Deixe seu comentário.